O exame de histeroscopia diagnóstica é essencial para a saúde feminina. Embora muitos ainda desconheçam o procedimento detecta precocemente diversas doenças, como câncer de endométrio. O exame pode ser feito na Clínica Santé, em Mogi das Cruzes. Há, também, a histeroscopia cirúrgica. Como se percebe, o exame tanto serve para o diagnóstico como para intervenções cirúrgicas das patologias do interior do útero. Ou seja, o procedimento pode ser realizado com dois objetivos. Um deles é completar a investigação de um problema, como um sangramento anormal depois da menopausa. O outro é para funcionar como uma cirurgia para, por exemplo, retirar um mioma que esteja dificultando um casal de engravidar ou causando hemorragias na mulher.
A histeroscopia diagnóstica permite a visualização do útero por dentro, a chamada cavidade endometrial, ou seja, a visualização da cavidade uterina por meio de endoscopia.
Quem solicita o exame é o ginecologista quando há suspeita de doenças dentro do útero.
São muitas as situações que pedem esse exame. A principal é o sangramento anormal, mas a histeroscopia nunca é o primeiro exame a ser solicitado. Ela sempre deve ser feita depois da ultrassonografia pélvica.
Segue o mesmo princípio da histerocospia diagnóstica (visualização da parte interna do útero), porém é usada para correção de algumas distorções internas do útero como pólipos, miomas, aderências, septos, etc.
Em geral, é necessário utilizar anestesia para fazer a histeroscopia cirúrgica. Inicialmente, é feita a assepsia e antissepsia da vagina e do colo do útero. A seguir coloca-se o instrumental pelo colo do útero (não é necessário fazer cortes ou dar pontos também, porém dependendo do tipo de instrumental cirúrgico utilizado pode ser necessário dilatar o colo do útero um pouco). Distende-se a cavidade uterina com uma solução. Visualiza-se a estrutura que deve ser removida ou corrigida e, com a ajuda de pequenas tesouras ou do bisturi elétrico, é feita a cirurgia.
Para dúvidas sobre Histeroscopia, agende uma Consulta!

Deixe uma resposta